Por que fazer parte da formatura com a turma?


Por que celebrar a formatura junto com a turma? Essa é uma questão que gera dúvidas na cabeça de grande parte dos estudantes.


Por dúvida, alguns acabam deixando de comemorar uma conquista importante na vida: o término da graduação.


Muito mais do que um espaço de onde você sai como um profissional qualificado e pensante, a Universidade envolve emoções, descobertas, amadurecimento e superação dos próprios limites.


Do começo ao fim, o aluno passa por diversas experiências que certamente ficarão marcadas - sejam as noites em claro, os novos amigos, o período de definição do tema do TCC, sejam ainda os momentos em que você pensa que vai enlouquecer.


Portanto, festejar o fim desta etapa cheia de altos e de baixos é super importante.


A formatura marca o encerramento de um ciclo. Por isso, tudo precisa ser perfeito, não é mesmo? Afinal, se você não for encarar outra graduação no futuro, esta será a última oportunidade de vivenciar esse momento quase mágico.


Depois da faculdade, vêm a pós-graduação, o mestrado, o doutorado, o mercado de trabalho… E, por mais que também seja bom, não se compara a esse período mágico que é a faculdade.





Comemorar com quem você ama

Com a presença de amigos, pais, namorado ou namorada, os eventos tornam-se mais especiais ainda.


O processo de planejamento e organização da formatura demanda tempo, gastos extras e muita ansiedade. No entanto, as comemorações são emocionantes.


Primeiro, porque o formando já entra na Universidade imaginando o dia em que sairá dela com um diploma na mão. Segundo, porque é reconfortante saber que conseguiu superar todos os desafios propostos. Terceiro, porque na formatura você deixa para trás o estudante e dá lugar ao profissional na área em que sempre sonhou.


O culto ecumênico

Os estudantes podem optar por uma missa ou por um culto religioso como a primeira solenidade de formatura. A cerimônia conta, geralmente, com a presença de pastores e/ou padres que celebram as formalidades. A decisão de fazer um ou outro varia de cada turma.


Depois de decidir o local onde a cerimônia será realizada, são escolhidos o comentarista, quem fará as leituras, os agradecimentos e as preces. Tanto o culto ecumênico quanto a missa seguem os mesmos preceitos, mudando apenas o roteiro e a ordem da cerimônia.


Colação de grau

As possibilidades de celebrar a formatura são muitas, mas, talvez, a mais importante seja a colação de grau. A sensação de dever cumprido é o principal sentimento no grande dia. O momento é marcado por juramentos, discursos, agradecimentos e, geralmente, muitas lágrimas - suas e da família orgulhosa na plateia.


A sessão solene de colação conta com a presença de professores e representantes do Curso, que compõem a mesa diretiva. No período de preparação da formaturan são escolhidos o orador, o paraninfo, o patrono da turma e os homenageados. No dia, cada um tem um momento especial para ministrar algumas palavras.


O capelo (chapéu) representa o rito de transição, o símbolo da mudança de aluno para profissional. Depois dos juramentos, os estudantes são convidados para receberem o canudo com o diploma de conclusão de curso. Na solenidade, alunos e professores também vestem beca. A cor das faixas depende do curso de graduação.


O grande baile de gala

Escolha o melhor vestido, o melhor smoking, a melhor maquiagem e um belo penteado. O baile é um dos grandes motivos para decidir fazer a formatura.


No momento em que cai a ficha, os alunos percebem que uma etapa acabou para dar início à outra mais desafiadora ainda. Mas, no dia da festa, você pode esquecer tudo isso e apenas comemorar.


A valsa e o brinde com a turma são regados de emoção. A família, que esteve presente desde a luta para passar no vestibular, está presente para comemorar a conquista. Os amigos mais próximos também não podem faltar na lista de convidados.


A turma, representada pela comissão, pensa em todos os detalhes da festa com a empresa de eventos contratada. Portanto, todos os preparativos são decididos com bastante cuidado para fazer com que a noite seja especial para todos os presentes - principalmente para os formandos, as grandes estrelas da noite.




52 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • whatsapp grey

Rodovia dos Metalúrgicos, 5000/1 - Casa de Pedra, Volta Redonda/RJ - 27260-280

© 2018 - Galpon Eventos - Todos os direitos reservados.