Paletó, terno, blazer e smoking: qual a diferença?

#Noivo #Casamento #GalponEventos


Foi-se o tempo em que o homem só se preocupava com um terno mais elaborado na hora de preparar a decoração da igreja do casamento.


Não dá para pensar em acompanhar a namorada com um deslumbrante vestido de festa com bordados brilhantes, vestindo apenas uma calça curta e tênis. Por isso, a indústria de moda masculina está cada vez mais focada no segmento que vem crescendo ano após ano.


Apresentamos a você um guia básico sobre recortes de modelos masculinos que têm diferenças fundamentais. Com ele, você vai deixar a amada orgulhosa e perplexa ao perceber o quanto está antenado e bem vestido para qualquer ocasião. Assim, quando dançarem as músicas da festa do casamento, seja como noivos ou convidados, formarão o "casalzão perfeito".


Terno e Costume


Provavelmente, você não sabia, mas, na realidade, o terno é composto por calça, paletó e colete (sempre com gravata). O conjunto de calça e de paletó sem o colete tem o nome de "costume" (a gravata nesse caso é opcional). Sempre deverá acrescentar uma camisa social, sapato, cinto e gravata junto com o terno. O lenço no bolso, embora muito charmoso, é totalmente opcional. Se o casal apostou em uma decoração de casamento azul muito sofisticada, tanto o lenço quanto o boutonniere (caso seja noivo ou padrinho) o deixará elegante e ainda mais completo.



Reprodução da Internet.

Paletó


Peça clássica e básica no guarda-roupa masculino, o paletó se apresenta com diversos recortes. Tanto o modelo quanto o tecido devem seguir o padrão definido.


As cores tradicionais são o azul-marinho, preto, cinza e marfim. Estes são os tons clássicos que sempre serão adequados para diversas ocasiões. Sempre seguindo a regrinha básica: em eventos formais noturnos, prefira o preto, já em climas mais descontraídos poderá apostar no azul-marinho. Em eventos de dia, os tons mais claros são a opção adequada.



Reprodução da Internet.

Blazer


Uma versão mais descontraída do paletó, o blazer é um coringa e bastante versátil, sendo aproveitado em diversas comemorações. Pode ter uma cor diferente da calça e encontrará diversas opções de cores, até com linhas em xadrez ou um vermelho chamativo, para acompanhar a amada com um lindo vestido de festa do mesmo tom.


Se foi convidado para uma cerimônia ao ar livre, com a decoração de casamento rústica, o blazer combinado com uma camiseta lisa, sem estampas, é uma ótima opção. Mas também se pode usá-lo com camisa social e sem gravata.



Reprodução da Internet.

Smoking


Em eventos formais, totalmente tradicionais, o smoking é o exemplo mais clássico e formal de todos. Ele é composto por paletó, calça e gravata borboleta. Deve ser usado quando especificado no convite de casamento diferente que recebeu, caso contrário, pode ser um traje exagerado para ocasiões em que outros convidados estarão mais simples.


Deve-se saber que tanto o terno quanto o smoking não são peças únicas, mas, sim, um “conjunto”, portanto, sempre devem ser do mesmo tecido e da mesma cor. O smoking, por sua vez, é preto, salvo alguns modelos diferenciados feitos em cinza ou em azul-marinho.


A camisa sempre é lisa e branca, variando apenas o recorte da gola, que pode ser opcional. A marca peculiar do smoking é a lapela, feita normalmente de cetim.



Reprodução da Internet.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre o que vestir ou o que usar, achamos esse vídeo feito pelo Digital Influencer Caio Braz, dando algumas dicas funcionais sobre os trajes.



94 visualizações2 comentários
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • whatsapp grey

Rodovia dos Metalúrgicos, 5000/1 - Casa de Pedra, Volta Redonda/RJ - 27260-280

© 2018 - Galpon Eventos - Todos os direitos reservados.