11 tipos de eventos corporativos




São tantos tipos de eventos corporativos existentes no mercado que fica difícil saber exatamente em que se diferenciam, quais suas características, seus objetivos e como optar por cada um deles.


Além disso, os formatos mais tradicionais e padronizados deram lugar a modelos mais descontraídos, que incluem atividades de entretenimento.


Mas, o que é um evento corporativo?


Evento corporativo é um modelo que promove a interação entre participantes, que pode ser utilizado tanto para trazer novos conhecimentos para o público, quanto desenvolver o relacionamento com clientes e parceiros, além de vários outros objetivos que podem ser alcançados.


Eles podem receber diversos nomes e modelos, segundo as tipologias de eventos. Por isso, existe hoje diferentes tipos de eventos corporativos acontecendo todos os dias.

Para ajudar você a entender melhor cada um desses tipos de eventos corporativos, conheça agora a lista que lhe preparamos:


1. Congressos


Congressos são grandes eventos que ocorrem em um período determinado. Normalmente, esse prazo gira em torno de uma semana, mas eles também podem ocorrer durante alguns dias, de forma mais rápida.


Durante sua execução, é possível que aconteçam várias atividades — como se fossem pequenos eventos internos. Assim, eles englobam palestras, mesas redondas, simpósios, debates, entre outros similares em um só lugar.


2. Convenções


Esses eventos são muito semelhantes aos congressos, mas com uma participação mais intensa dos presentes. A ideia é que haja maior interação e envolvimento nas atividades. Por isso, são muito usados para promover encontros entre os colaboradores de uma empresa, sendo bem frequentes entre equipes de venda.


Mas também são bastante usados por entidades empresariais ou políticas, com o objetivo de desenvolver ações em defesa de interesses comuns.


3. Seminários


Os seminários são caracterizados por uma sequência de atividades aplicadas por profissionais especializados. O objetivo é fazer com que os participantes desenvolvam novas capacidades e informem-se sobre o tema abordado.


Assim como várias das outras atividades que estamos descrevendo, eles podem, perfeitamente, ser transmitidas ao vivo.


Outra característica marcante dos seminários é a presença de debates seguidos de exposição, discussão e conclusão, porém sem o objetivo de chegar a conclusões definitivas. Como a informação parte de uma única fonte (o especialista), não existe muito espaço para pontos de vista diferentes do que está sendo exposto.



4. Workshops e oficinas


Workshops são semelhantes a cursos, mas com uma característica bem marcante que fica evidente ao traduzir o termo. Sua tradução leva-nos ao seguinte significado: “oficina”. Ou seja, nesses eventos corporativos os participantes interagem intensamente.


Há uma exposição inicial do conteúdo, seguida de uma discussão, depois de uma prática em grupos (por isso o nome de oficina) e, por último, uma etapa de conclusão.


Assim, há uma vivência que é muito útil e eficiente nos treinamentos pessoais, pois o conhecimento é absorvido por meio da experiência conjunta, o que facilita a fixação do conteúdo. Esse formato não costuma ser usado com grandes grupos, por conta disso, é muito comum que seja aplicado em projetos de consultoria, por exemplo.


5. Roadshows (eventos on the road)


"Road" traduz-se por "estrada". Portanto, roadshow pode ser entendido como uma exposição itinerante. Suas características assemelham-se às dos workshops, mas eles diferenciam-se justamente porque os roadshows são realizados na forma de um circuito, percorrendo vários locais diferentes.


Normalmente, eles possuem um período de duração mais curto. Como no caso do RD on the road (link), que percorreu 11 cidades brasileiras.


6. Simpósios


Os simpósios são eventos corporativos que ocorrem com a presença de um moderador. Ele tem a função de apresentar os convidados, que, necessariamente, são especialistas nos temas abordados, além de, como o nome sugere, moderar a explanação sobre o assunto.


Em seguida, o público pode participar enviando perguntas para cada um dos convidados. O moderador escolhe entre cada uma delas e formula para que os especialistas respondam diretamente à plateia, como se estivessem sendo entrevistados pelo moderador.


7. Mesa-redonda


Como já adiantamos no tópico anterior, a mesa redonda diferencia-se dos simpósios pela ocorrência de um debate entre os especialistas convidados. No mais, ocorre da mesma maneira, ou seja, há um moderador, uma exposição com tempo limitado de cada especialista sobre o tema e, ao final, um debate entre eles.


Também, são respondidas perguntas dos participantes, mas no mesmo formato, com um debate direto.


Devido a essa característica a participação do moderador é muito mais importante. Ele precisa articular bem os temas de debate, estimular a participação de todos e manter um clima de descontração sem perder um tom que provoque a reflexão e o máximo de aprofundamento possível.


Assim, o aproveitamento é muito maior. Obviamente, isso também depende da qualidade dos participantes.



8. Feiras


As feiras de negócios são eventos corporativos que reúnem várias empresas expondo seus produtos, serviços ou até projetos inovadores para um público específico.


Esses eventos possuem objetivos e regras bem definidos. Em muitos casos, não é permitida a comercialização durante sua execução, pois o objetivo é exclusivamente o de fazer contatos — o que sempre é a principal intenção de uma feira comercial. Um objetivo que tem sido facilitado com a utilização do coletor de contatos.


9. Treinamentos


Os treinamento e cursos também fazem parte do conceito de eventos corporativos. No caso de treinamentos, estamos falando de um processo de curto prazo. O objetivo é transmitir ou reciclar em relação a um determinado conhecimento ou prática.


Assim, são abordados temas específicos e procura-se desenvolver habilidades ou atitudes relacionadas à execução de tarefas — costumando envolver a otimização desses procedimentos.


Pode ser, por exemplo, um treinamento de admissão, em que os novos colaboradores de uma empresa são informados e treinados para desenvolver suas atividades de rotina. Mas também podem ser usados para formação e reciclagem.


O comum é que ocorram durante apenas alguns dias ou divididos em etapas, porém algumas empresas promovem longos treinamentos quando se tratam de operações complexas.



10. Palestras


Palestras são eventos de curta duração, de uma ou duas horas, que abordam temas relevantes para os participantes através de um especialista. Podem ter caráter de palestra motivacional, comportamental ou instrutivo. Porém, não permitem aprofundamento.

Comumente, são usadas para despertar o interesse em um assunto ou para cumprir objetivos bem específicos, por exemplo, o de aumentar o entusiasmo para realização de uma tarefa — no caso das motivacionais.


Muitas vezes, elas não estão diretamente ligadas à atividade desempenhada pelos participantes na empresa, podem abordar direitos e deveres, questões éticas, práticas ou até qualidade de vida.


É muito comum que aconteçam como atividades em eventos maiores, como congressos e feiras. Além disso, também são oferecidas por entidades e associações com a participação de várias empresas.


11. Conferências


Para fechar nossa lista de eventos corporativos, temos as conferências. Elas funcionam como reuniões com a participação de especialistas de reputação para debaterem determinado assunto. Normalmente, elas são conduzidas por um presidente de mesa: o conferencista.


Ele recebe perguntas formuladas por escrito pela plateia e atua como moderador, definindo quais serão direcionadas aos expositores e, muitas vezes, reformulando o enunciado. Isso ocorre porque nem sempre as questões estão suficientemente claras e pertinentes ao tema.


Os participantes em conferências costumam apresentar certo conhecimento sobre o tema abordado, mas nada impede a participação de quem queira conhecer mais sobre o assunto.

21 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • whatsapp grey

Rodovia dos Metalúrgicos, 5000/1 - Casa de Pedra, Volta Redonda/RJ - 27260-280

© 2018 - Galpon Eventos - Todos os direitos reservados.